As casas de apostas vêm em constante crescimento, e que segundo a Folha, atualmente, 400 a 450 casas operam no Brasil. As casas de apostas estão à tona em quase todo o universo futebolístico brasileiro. E para as casas conseguirem se sobressair sobre as demais, é necessário um trabalho diferente e um grande investimento no marketing para conquistar o máximo de novos clientes. Separamos abaixo algumas estratégias eficazes para a alavancagem da marca:  Patrocínio para os clubes:  Já trouxemos os clubes das principais séries do Brasileirão que são patrocinados por casas de apostas, e muitas, são patrocinadoras master, e ocupam a área “nobre” dos uniformes dos jogadores, o melhor ponto para a divulgação. 

Foto: Vitor Silva/Botafogo

É certo que essas parcerias estão rendendo bons frutos, pois, como exemplo a Pixbet, que tem uma extensa gama de times patrocinados, segundo a ferramenta Google Trends, a empresa nos últimos 6 meses, veio em uma crescente, e hoje, está no pico de popularidade.       Patrocínio em campeonatos:  Alguns campeonatos de futebol são patrocinados por casas de apostas. A Sportingbet.io comprou o naming rights (direito da exposição da marca no nome) da Série B, e o campeonato assumiu o seguinte nome: Brasileirão SportingBet – Série B.  Na Série C, é algo parecido, mas com a casa de apostas 1xBet, e o nome é o seguinte:  Brasileirão 1xBet – Série C.  Ainda há casos de outras competições e outros esportes que são patrocinados por casas de apostas, como o caso da Pinnacle Cup, um campeonato de CS:GO promovido pela Pinnacle. 
Pinnacle Cup Championship: tabela, jogos, times e horários | cs:go | ge

Foto: Pinnacle Cup

Além disso, placas publicitárias são facilmente encontradas em estádios, competições, e estampados nas paredes em coletivas de imprensa.  O uso dessas publicidades gera dúvida para quem ainda não teve contato com esse ramo de apostas esportivas, e instiga o telespectador a procurar sobre.  Para quem já conhece, a marca estar presente em competições sérias e muitas vezes televisionadas, fazem com que a marca ali apresentada, ganhe mais credibilidade e seja incluida em suas opções.  

Betano e Pixbet na placa de publicidade ao fundo. Foto: Cuiaba EC

Contratação de Embaixadores: Popularizou-se como Embaixador, alguns influencers, jogadores, ex-jogadores, entre outras figuras públicas, que fazem trabalho para as casas de apostas, onde, seu maior objetivo é atrair novas pessoas para determinada casa, e são os representantes da marca. Eles aproveitam sua carreira profissional para passar credibilidade e confiança para deixar o apostador seguro com sua nova escolha. E quando feito através de suas próprias redes sociais, suas “publi” alcançam um público específico, com potencial de se tornar novos clientes.  Podemos pegar como exemplo a Betfair, que escolheu contratou como embaixadores o Ronaldo “Fenômeno” e o Rivaldo, dois ídolos que protagonizaram o penta campeonato da Seleção, e que até hoje tem milhares de fãs que acompanham o trabalho e admiram a história deles.  

Foto: Reprodução Betfair

Buscando outro nicho de apostadores, a Blaze contratou o “Nobru” como embaixador , ele é o maior jogador de Free Fire dos últimos anos, e que assim como ele, seu público é mais jovem, e muitas vezes se interessam e utilizam o mercado de jogos, não o de futebol.  Aproveitar esses embaixadores para propagandas regulares sobre a marca é algo que faz muita diferença, pois, cria uma consolidação da marca (branding). Comerciais televisivos:  Os comerciais quando passados em horários estratégicos, tem efeito positivo sobre os telespectadores. Por exemplo a propaganda que o lateral esquerdo Marcelo protagoniza para o site de apostas Sportingbet, quando transmitido durante o intervalo de um jogo de futebol ou de um programa esportivo, atinge justamente, o público ideal, fazendo com que a mensagem chegue de forma direta e desperte o interesse de quem assiste.    

Foto: Reprodução Sportingbet

Parceria com apresentadores de programas esportivos:  Um exemplo claro, é a parceria entre a casa de apostas Vai de Bob e os apresentadores Thiago Asmar e Vampeta. Eles trabalham para a Jovem Pan Esportes e apresentam o programa Bate-Pronto. Durante o programa, eles emitem opiniões, às vezes polêmicas e alguns palpites não convencionais, mas, que fazem o telespectador discordar e querer fazer o palpite de forma diferente, de modo com que ele se sinta na vontade começar a apostar seguindo suas próprias convicções. 

Foto: Reprodução @vaidebob

Após essa alavancagem, as casas de apostas precisam criar estratégias para se manterem conectadas sempre com seus clientes. Muitas casas oferecem promoções de bônus para novos cadastros, e se a casa não oferecer benefícios e suportes necessários para o cliente, fica difícil mantê-lo como cliente.  Para se manter no mercado e não cair no esquecimento, é importante:    Criação de um Storytelling:  É o poder de narrativa, de envolver o receptor da mensagem na história e atraí-lo para sua marca de modo que ele se sinta confortável e familiarizado com a sua marca. Um ótimo exemplo são as propagandas que a Betano produziu com o ex-jogador recém aposentado, Fred Guedes, do Fluminense. 
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Foto: Reprodução Betano

Branding:  É a consolidação da marca. Nessa etapa, a casa deve adotar estratégias e métodos com que ela seja lembrada sempre que for vista. Hoje, dentre os sites de apostas, o bet365 é um ótimo exemplo de marca consolidada. Suas cores e o layout da página é facilmente reconhecido.

Foto: site oficial da Bet365

Bonificação aos clientes: Casas de apostas que oferecem bonificações para seus clientes, tanto novos quanto os assíduos, tendem a criar um vínculo maior entre eles. Além de bônus de aposta, algumas empresas oferecem vantagens aos torcedores. A Casa de Apostas, patrocinadora do Bahia, por exemplo, levou ao estádio do Bahia torcedores para assistirem ao jogo do camarote. 

Exemplo de bônus de apostas | Fonte: apostalegal.com

Esses detalhes são muito importantes na hora da escolha da casa.  Interação com os clientes e conteúdo orgânico:  Uma empresa que interage com os clientes de uma forma mais natural, tende a mantê-lo por mais tempo como cliente, pois, o cliente sente certa proximidade com a casa de apostas.  A Betsson, é um bom exemplo, ela em seus tweets, escreve de forma com que pareça que foi escrito por algum conhecido ou amigo: 

Foto: Reprodução Betsson

Outra coisa importante, é a pontuação do SEO (Search Engine Optimization) que em sua tradução significa a otimização de mecanismos de busca. Essa ferramenta é utilizada para deixar os sites pesquisados no topo, ou seja, serem os primeiros a serem vistos nas buscas do Google.  Aumentar a pontuação dessa ferramenta, ajudará a casa de apostas ficar sempre entre as primeiras opções de busca, garantindo assim muitos acessos e a possibilidade de novos clientes.  Um exemplo de alta pontuação, temos abaixo, as principais casas que aparecem ao se pesquisar pela palavra “bet”:   E para a análise de uma boa casa de apostas esportivas, alguns requisitos devem ser cumpridos:  Segurança: A casa deve proporcionar um ambiente seguro para seus clientes. É preciso fazer o máximo para que eles corram riscos desnecessários e que os seus dados estejam guardados com muita cautela.  Estabilidade do sistema: Esse requisito se enquadra em um dos pilares da Segurança da informação, que é a disponibilidade. A plataforma necessita suporte que aguente o acesso simultâneo de muitas pessoas, principalmente em eventos com alcance mundial, sem interferir na velocidade da execução das ações.  Atualização das odds: Ajustar as odds é extremamente importante para operar de maneira consciente e seguir um planejamento. Atualizar conforme aumentam ou diminuem os números de apostadores é algo que ajuda a definir qual time é o favorito e qual é a “zebra”.   Variedade de mercados: para cada tipo de mercado disponível, existe um especialista sobre ele. Então, a casa de apostas precisa oferecer amplas modalidades esportivas, para que cada apostador se sinta à vontade, operando em seu mercado favorito.  Neste artigo, trouxemos informações importantes tanto para os novos apostadores, quanto para as casas de apostas. Com base nas pesquisas e estudos, os tópicos selecionados servem como meio de aprimorar os serviços dos sites e mostrar para os clientes, tanto os novos quanto os antigos, que tem muita coisa sendo oferecida no mercado das apostas esportivas, e que a busca e pesquisa é primordial para que seus planos deem certos. 

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