A Betano é uma casa de apostas com a sua sede na Grécia, e possui forte influência em diversos países, com destaque para o Brasil e Portugal.
A empresa é a patrocinadora de grandes clubes como, por exemplo, Olympiacos, Sporting, Benfica, Atlético Mineiro, Fluminense, entre outros.
Em 2019, foi eleita como a melhor operadora móvel pelo EGR Awards, e no ano seguinte, a casa de apostas venceu três premiações no EGR Marketing & Innovation Awards por campanhas a favor do Jogo Responsável, por conta de sua Tecnologia, e por sua Comunicação Criativa e de Alta Qualidade e Impacto Social.
Ligado ao Impacto Social, recentemente promoveu uma campanha de inclusão para os torcedores surdos, junto ao Fluminense.
Tivemos a oportunidade de conversar com o Country Manager da empresa, Alexandre Fonseca, que nos contou detalhes sobre a forma de atuação da empresa, e sobre alguns projetos e expectativas para uma possível regulamentação das apostas esportivas no Brasil.
Confira na íntegra a entrevista com Alexandre Fonseca:
1) Alexandre, primeiramente é um prazer imenso tê-lo conosco, e para iniciar, gostaríamos de saber a sua perspectiva futura para o cenário de apostas e jogos no Brasil?
Estamos mais próximos do que nunca da regulamentação do setor no país e isso, certamente, irá contribuir para o desenvolvimento ainda maior da indústria, que tem grande potencial de crescimento no Brasil nos próximos anos, principalmente, entre o público acima dos 30 anos e feminino. Além do investimento no mercado esportivo, o setor de apostas esportivas fomenta o desenvolvimento de outras indústrias importantes para o país, como entretenimento, cultura, desenvolvimento social, além de contribuir para a geração de empregos. Portanto, acompanhamos o tema da regulamentação e estamos dispostos a contribuir com a evolução positiva do mercado.
2) Sendo uma operadora multinacional e muito presente em países europeus, principalmente em Portugal, onde é líder neste setor, qual a principal diferença entre o público português e brasileiro?
O mercado de apostas esportivas em Portugal já é mais estabelecido e desenvolvido, por isso, possui uma evolução além dos mercados tradicionais como o “Resultado Final” (que é quando o usuário aposta no empate ou qual time irá ganhar). No Brasil, grande parte do volume ainda é apostado nesse mercado, deixando de explorar outros segmentos igualmente interessantes, como o de cartões, escanteios etc.
3) Pudemos ver que a Betano é muito completa em todos os aspectos e, recentemente, firmou patrocínio com o reality show “A Fazenda”, acredita que a captação de novos clientes através de ações como essa sejam essenciais para o crescimento do mercado?
A presença em múltiplos canais, diversificação de público e faixa etária é muito importante, não só para a Betano como para qualquer outra marca. Estamos no Brasil desde 2021 e, além do investimento no mercado esportivo, queremos avançar em outras frentes, fomentando no Brasil mercados como entretenimento, cultura, desenvolvimento social e inclusão, entre outros. Nossas recentes ações como o patrocínio ao reality ‘A Fazenda’, ao festival ‘Village Betano’, no Rio de Janeiro, além da ação ‘L de Libras’ em parceria com o Fluminense, com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da inclusão de pessoas surdas no país, são apenas alguns dos exemplos que nos trazem muito orgulho do trabalho que a Betano vem desenvolvendo.
4) Considerando a pergunta anterior, além de patrocinar diversos clubes de expressão, existe também uma grande gama de influenciadores relacionados aos investimentos esportivos e que ajudam a expandir o mercado. Como a Betano usa isso ao seu favor?
O marketing de influência é uma indústria que vem se destacando muito, não só no Brasil como no mundo, contribuindo para formar opiniões, hábitos de consumo e interações que promovem uma conexão ainda mais próxima e transparente com os clientes. Para nós, isso é fundamental. Os influenciadores fazem parte do DNA da Betano e, por isso, é uma estratégia que estará sempre presente em nossos planos como marca.
5) É evidente que a Betano hoje seja um dos maiores sites de apostas do mundo e principalmente no Brasil tem ocupado o seu devido lugar. Acredita que os jogos online, além dos mercados virtuais da plataforma ajudaram nesse crescimento? Se sim, quais fatores foram necessários e fundamentais para essa crescente?
Sem dúvida. Estamos há cerca de dois anos no Brasil e já somos a segunda maior casa de apostas esportivas online do país. Temos um excelente produto de esportes virtuais e isso, certamente, contribui muito para o nosso crescimento. Os esportes virtuais oferecem ação 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo às necessidades e perfis de cada cliente, que pode realizar uma aposta pela manhã, ou a caminho do trabalho e até de madrugada, quando não existem partidas “reais” em andamento. Além disso, o payout dos esportes virtuais é muito atraente para o apostador, muitas vezes, sendo até melhores do que os esportes reais.
6) Quais são as suas expectativas sobre uma futura regulamentação que pode estar bem perto de acontecer?
Acho que o Brasil está no caminho certo. Pelo que estamos acompanhando, podemos esperar uma regulamentação bem redigida, que ofereça segurança jurídica e tributária para os operadores interessados no Brasil. Assim como nas casas de apostas, as regras da regulamentação devem ser muito claras, para que todos entendam e sintam-se seguros em empreender no mercado regulamentado brasileiro. A Betano, assim como outros players internacionais, acompanha o tema e está disposta a contribuir para a evolução positiva do mercado.
7) Se a regulamentação for concretizada e entrar em vigor com condições que não prejudiquem o operador, você vê uma hipótese de ter uma sede no Brasil, fortalecendo ainda mais a qualidade do serviço oferecido?
Certamente. Ter um grande escritório no Brasil está nos planos estratégicos da Betano e, no momento deste novo passo, teremos muito orgulho em contribuir para a geração de centenas de empregos diretos e indiretos, além da geração de impostos que tanto podem fortalecer a economia brasileira.
8) Outra novidade da empresa, foi o anúncio do patrocínio para o grande evento durante a Copa do Mundo, com o festival Village Betano, como você enxerga essa aproximação entre a empresa e os clientes, e qual a importância de promover grandes eventos como tal?
A Betano vem buscando se conectar cada vez mais aos clientes e consumidores em geral. O evento ‘Village Betano’ traduz isso e representa um dos nossos pilares de investimento em cultura e entretenimento no país. Estamos apoiando uma experiência premium, criando conexões ainda mais sólidas com as pessoas que já utilizam a Betano ou mesmo aquelas que não têm qualquer relação com o mundo das apostas esportivas, mas que conhecem a marca e gostam do nosso posicionamento.
9) Hoje você exerce um cargo que impacta a vida de milhões de pessoas, como você enxerga a sua contribuição e da Betano para o mercado global e principalmente brasileiro?
Quando uma marca do tamanho da Betano, que tem mais de 1500 funcionários, decide apostar em um mercado como o Brasileiro, todo mundo ganha. Ganha o governo que atraindo investimento estrangeiro para o Brasil, ganha o mercado publicitário através dos nossos investimentos em mídia, ganha o esporte através dos nossos investimentos em patrocínios e o mais importante, ganha a sociedade através da geração de empregos, impostos e através dos nossos programas sociais.
Temos uma grande trajetória pela frente que, certamente, estará repleta de novos projetos para impactar positivamente milhares de pessoas e o mercado, tanto brasileiro como mundial.