Globo realizou uma pesquisa que aponta o perfil dos investidores esportivos brasileiros.

O Brasil vem se mostrando um mercado muito promissor para o mercado dos investimentos esportivos. Segundo dados do Mktesportivo, o país chegou a uma marca de R$ 7 bilhões em 2020, mesmo com grande parte dos jogos paralisados por conta da pandemia. 

Conforme a pesquisa feita pela Globo, apresentada em agosto do ano passado, entre aqueles que auxiliaram nas respostas das pesquisas, 59% entraram no mercado das apostas esportivas durante a pandemia do Covid-19.

Em 2018, o setor marcou R$ 2 bilhões, já em 2020, houve um salto para R$ 7 bilhões. O mercado ainda continua em alta com grandes pesquisas relacionadas ao mercado das apostas esportivas.

Esta pesquisa feita pelo grupo Globo trouxe alguns outros dados relacionados às apostas esportivas, e segundo os entrevistados, apostar online é:

  • 67% entretenimento
  • 43% negócio
  • 38% esporte

Ainda teve aqueles que não tem muito conhecimento sobre este ramo e 23% consideram como jogo de azar e outros 12%, algo ilegal. 

Os principais motivos para as apostas esportivas apontadas pelos entrevistados foram a diversão, renda e a conexão. 

  • 60% consideram as apostas como uma diversão
  • 52% fazem as apostas como complemento de renda
  • 1/3 dos entrevistados consideram as apostas para socialização e para se conectar com amigos
  • 12% utilizam das apostas para ter como sua principal fonte de renda. 

A frequência das apostas foi a seguinte: 

  • 18% apostam 7 vezes na semana
  • 16% aposta de 4 a 6 vezes por semana
  • 48% aposta de até 3 vezes na semana
  • 18% aposta de 2 a 3 vezes no mês ou menos

A pesquisa disponibilizou três tipos de apostadores. Os moderados, os conservadores e os agressivos. A distribuição ficou a seguinte: 

  • 55% Moderado, sendo aqueles que agem na segurança, mas que vez ou outra estão dispostos a arriscar. 
  • 33% Conservador, agem sempre com cautela e evita arriscar.
  • 12% Agressivo, que costumam se arriscar bastante com o objetivo do lucro mais rápido. 

Outro dado que a pesquisa trouxe foi em relação aos sentimentos dos apostadores, mostrou como eles se sentem ao realizar uma aposta e depois que tem o resultado das apostas.   

Momento que realizam uma aposta:

  • 51% Empolgado
  • 48% Confiante
  • 44% Ansioso

Quando a aposta dá green: 

  • 61% Feliz
  • 52% Empolgado
  • 43% Sortudo
  • 21% Aproveito para jogar mais

Quando a aposta dá red: 

  • 45% Frustrado
  • 37% Triste
  • 31% Azarado
  • 27% Com raiva
  • 22% Jogo de novo para recuperar o que perdeu
  • 20% Fico sem jogar por algum tempo
  • 20% Desmotivado

Durante os eventos apostados, foi indagado às expectativas em relação ao evento e o resultado foi o seguinte: 

  • 38% respondeu que possivelmente iria aumentar a quantidade de apostas.
  • 34% pretende apostar em modalidades diferentes das que estão acostumados.  
  • 30% buscam oportunidades para conhecer novos mercados

Na hora de escolher as modalidades, 60% das respostas foram em qual a modalidade preferida que eles gostam de assistir e o desempenho do time influência em 67% das pessoas que responderam à pesquisa. 

As odds foram apontadas como um fator que interferem na escolha do esporte para apostar, os números captados foram o seguinte: 

  • 47% em modalidades que conhece profundamente
  • 47% com base nas cotações e chances de ganho
  • 37% modalidades com grande oferta de análise estatística

Fonte: Industry Insights – Telecom, Plataformas e Serviços de Educação – Globo | Pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” Jun21

Sobre por onde os entrevistados costumam se informar sobre detalhes esportivos eles responderam que: 

  • 56% Programas esportivos
  • 56% Sites especializados em notícias de esportes
  • 40% Grupos em rede social

E sobre o mercado dos investimentos, eles se informam através:

  • 36% Especialistas do setor
  • 32% Dados e relatórios de consultorias
  • 32% Influenciado por amigos e familiares
  • 30% Através de influenciadores

Segundo dados da Grand View Research, o mercado das apostas esportivas cresce 11,5% a cada ano. Em 2020, o mercado global foi avaliado em US$59.6 bilhões e pode chegar até US$127,3 bilhões em 2027.

Fontes: 
Industry Insights – Telecom, Plataformas e Serviços de Educação – Globo | Pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” Jun21
Inteligência de Mercado Globo | Rafael Garey e Glauber Prado
Imagens: Freepik

 

Fique por dentro das novidades. 

você pode gostar

Deixe uma resposta



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Como Apostar