Globo realizou uma pesquisa que aponta o perfil dos investidores esportivos brasileiros.
O Brasil vem se mostrando um mercado muito promissor para o mercado dos investimentos esportivos. Segundo dados do Mktesportivo, o país chegou a uma marca de R$ 7 bilhões em 2020, mesmo com grande parte dos jogos paralisados por conta da pandemia.
Conforme a pesquisa feita pela Globo, apresentada em agosto do ano passado, entre aqueles que auxiliaram nas respostas das pesquisas, 59% entraram no mercado das apostas esportivas durante a pandemia do Covid-19.
Em 2018, o setor marcou R$ 2 bilhões, já em 2020, houve um salto para R$ 7 bilhões. O mercado ainda continua em alta com grandes pesquisas relacionadas ao mercado das apostas esportivas.
Esta pesquisa feita pelo grupo Globo trouxe alguns outros dados relacionados às apostas esportivas, e segundo os entrevistados, apostar online é:
- 67% entretenimento
- 43% negócio
- 38% esporte
Ainda teve aqueles que não tem muito conhecimento sobre este ramo e 23% consideram como jogo de azar e outros 12%, algo ilegal.
Os principais motivos para as apostas esportivas apontadas pelos entrevistados foram a diversão, renda e a conexão.
- 60% consideram as apostas como uma diversão
- 52% fazem as apostas como complemento de renda
- 1/3 dos entrevistados consideram as apostas para socialização e para se conectar com amigos
- 12% utilizam das apostas para ter como sua principal fonte de renda.
A frequência das apostas foi a seguinte:
- 18% apostam 7 vezes na semana
- 16% aposta de 4 a 6 vezes por semana
- 48% aposta de até 3 vezes na semana
- 18% aposta de 2 a 3 vezes no mês ou menos
A pesquisa disponibilizou três tipos de apostadores. Os moderados, os conservadores e os agressivos. A distribuição ficou a seguinte:
- 55% Moderado, sendo aqueles que agem na segurança, mas que vez ou outra estão dispostos a arriscar.
- 33% Conservador, agem sempre com cautela e evita arriscar.
- 12% Agressivo, que costumam se arriscar bastante com o objetivo do lucro mais rápido.
Outro dado que a pesquisa trouxe foi em relação aos sentimentos dos apostadores, mostrou como eles se sentem ao realizar uma aposta e depois que tem o resultado das apostas.
Momento que realizam uma aposta:
- 51% Empolgado
- 48% Confiante
- 44% Ansioso
Quando a aposta dá green:
- 61% Feliz
- 52% Empolgado
- 43% Sortudo
- 21% Aproveito para jogar mais
Quando a aposta dá red:
- 45% Frustrado
- 37% Triste
- 31% Azarado
- 27% Com raiva
- 22% Jogo de novo para recuperar o que perdeu
- 20% Fico sem jogar por algum tempo
- 20% Desmotivado
Durante os eventos apostados, foi indagado às expectativas em relação ao evento e o resultado foi o seguinte:
- 38% respondeu que possivelmente iria aumentar a quantidade de apostas.
- 34% pretende apostar em modalidades diferentes das que estão acostumados.
- 30% buscam oportunidades para conhecer novos mercados
Na hora de escolher as modalidades, 60% das respostas foram em qual a modalidade preferida que eles gostam de assistir e o desempenho do time influência em 67% das pessoas que responderam à pesquisa.
As odds foram apontadas como um fator que interferem na escolha do esporte para apostar, os números captados foram o seguinte:
- 47% em modalidades que conhece profundamente
- 47% com base nas cotações e chances de ganho
- 37% modalidades com grande oferta de análise estatística
Fonte: Industry Insights – Telecom, Plataformas e Serviços de Educação – Globo | Pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” Jun21
Sobre por onde os entrevistados costumam se informar sobre detalhes esportivos eles responderam que:
- 56% Programas esportivos
- 56% Sites especializados em notícias de esportes
- 40% Grupos em rede social
E sobre o mercado dos investimentos, eles se informam através:
- 36% Especialistas do setor
- 32% Dados e relatórios de consultorias
- 32% Influenciado por amigos e familiares
- 30% Através de influenciadores
Segundo dados da Grand View Research, o mercado das apostas esportivas cresce 11,5% a cada ano. Em 2020, o mercado global foi avaliado em US$59.6 bilhões e pode chegar até US$127,3 bilhões em 2027.
Fontes:
Industry Insights – Telecom, Plataformas e Serviços de Educação – Globo | Pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” Jun21
Inteligência de Mercado Globo | Rafael Garey e Glauber Prado
Imagens: Freepik