Nesta semana, esteve em pauta a possível regulamentação das apostas esportivas no atual Governo, e a discussão se manteve nas redes sociais entre os investidores esportivos.
O Investidor esportivo, Thiago Pessoa ‘Tiquinho’, é formado em direito e criador de conteúdos relacionados aos investimentos esportivos. Através de seu Instagram, ele apresentou suas considerações sobre a possível regulamentação.
Tiquinho apontou as vantagens e desvantagens que o mercado pode apresentar após a regulamentação. Veja abaixo os apontamentos feitos pelo investidor:
Vantagens:
Criação de novos empregos e fomento à atividade econômica
Com a regulamentação, muitas casas passam a se estabelecer no Brasil, e com isso, novas oportunidades de empregos serão criadas. Para um bom funcionamento, as casas precisam da mão de obra de centenas de pessoas, consequentemente, aumentando o número de empregos aos brasileiros.
Recolhimento de impostos e uso em outros setores do país
Com as sedes das casas podendo ser estabelecidas no Brasil, o imposto recolhido sobre elas, poderia ser destinado para melhorias em setores como saúde, segurança, educação, ou outras áreas conforme determinação do governo.
Proteção aos jogadores com problemas relacionados às plataformas
No momento, a proteção aos jogadores sofre de carência, pois, muitas vezes os usuários não recebem o suporte necessário e ficam sem leis para protegê-los. Com a possível regulamentação, o cliente poderia processar uma casa em eventuais problemas e correr atrás de possíveis reparações por alguma aposta mal resolvida, ou um saque não entregue.
Sobre os pontos negativos, o investidor disse ser um pouco complicado de falar, visto que, ainda não se sabe ao certo quais seriam as mudanças, mas ele falou sobre os principais pontos que deixam os investidores preocupados.
Desvantagens:
Limitação do número de casas
Existe a possibilidade de poucas casas serem autorizadas a operar no país, com isso, elas poderiam estabelecer um acordo e manter as odds muito baixas, fazendo com que os apostadores não lucrem tanto e inviabilizando a atividade, como ocorreu em Portugal.
Carga tributária excessiva
Esse talvez seja o ponto que mais preocupa os apostadores. Porém, conforme analisado pelo esboço da lei, os impostos seriam através de uma contabilidade de ganhos e perdas, e segundo o investidor, é algo muito justo, mas, se fosse contabilizado um imposto em cima apenas dos ganhos, seria algo totalmente inviável.
Veja o vídeo completo.