Já imaginou salvar seu time do coração da falência e ainda o levar até a primeira divisão da maior liga de futebol do mundo? Pois, conheça a história de Matthew Brenhan, que levou o Brentford a Premier League após 74 anos.

Parece roteiro de filme, mas essa história é completamente real. Matthew Benham é um conceituado investidor esportivo que conseguiu fazer toda a sua fortuna com investimentos no esporte. Além disso, Benham era um torcedor fanático pelo Brentford.

O Brentford é um clube de Londres, Inglaterra, com mais de 133 anos de existência, e um dos clubes mais tradicionais do país. Tem como seus rivais o Fulham, o QPR e o todo poderoso Chelsea e possui uma torcida inflamada e apaixonada.

Então, como torcedor fanático do Brentford, clube bem tradicional da Inglaterra, o agora milionário Benham decidiu investir agora no seu clube do coração. Assim, em 2009, o investidor comprou o Brentford. Na ocasião, o clube estava totalmente afundado em dívidas e fazia participações pífias na 3° divisão da liga ingles, a League One.

Assim, Benham viu a oportunidade de unir o útil ao agradável, juntar suas duas paixões, investimentos e esporte.

Dessa forma, Matthew começou a utilizar todos os seus métodos de análises de dados e estatísticas para gerir o clube. Dessa forma, todas as decisões do clube seriam muito bem analisadas e bem mais acertivas.

Assim, o investidor contratou uma equipe de scout para observar jovens promessas que vinham se destacando em ligas menores. E aos poucos Benham viu o seu projeto trazer o resultado esperado.

Acesso a Championship após 20 anos

O resultado do seu ótimo trabalho e gestão veio com o acesso à Championship, segunda divisão inglesa, após 20 anos. E a partir daí, a vida do Brentford começou a mudar.

A subida para a segunda divisão trouxe visibilidade ao clube e mostrou também toda expertise de Matthew Benham a frente da gestão do seu clube do coração. Mas, a virada de chave veio junto com a parceria com um grande técnico, o dinamarquês Thomas Frank.

Então, em 2018 Thomas Frank chega ao clube e traz toda uma bagagem de estudos e conhecimentos que casavam muito bem com a gestão da diretoria. E assim, rapidamente foi definida qual seria a forma do time ter uma identidade dentro de campo.

Com a identidade do time definida entre Frank e diretoria, o Brentford passou a investir somente nas posições onde viam que era necessários reforços. Dessa forma, as contratações seriam mais focadas e muito mais assertivas.

Foco em jovens promessas

Entre as principais ideias da diretoria estava o investimento em jovens promessas de ligas inferiores. Aliás, desde que Benham adquiriu o clube e contratou scouts deixou bem claro que esse seria o perfil do Brentford.

Dessa forma, o clube criou um perfil para fazer suas contratações levando em conta coisas como:

  • Características técnicas  e táticas;
  • Características mentais;
  • Chance de potencializar as habilidades;

Dessa forma, o clube conseguiu contratar bem, trazer jogadores com o perfil do clube e ainda potencializar o valor dos atletas. Com essa gestão, o clube conseguiu lucrar quase 1 bilhão de reais em negociações nos últimos 6 anos.

Após 74 anos, o clube volta a elite do futebol inglês

E na temporada 20/21, exatamente após 74 anos de jejum, o clube consegue chegar a elite do futebol inglês. Na Premier League, o clube conseguiu terminar a temporada em 13° lugar e na atual temporada, o clube ocupa a 7° colocação, a frente de Chelsea e Liverpool, e a 6 pontos da zona de classificação para Europa League.

 

 

você pode gostar

Deixe uma resposta



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *