A empresa especializada em marketing esportivo Sports Value, recentemente, realizou uma pesquisa sobre o mercado de apostas esportivas e segundo apuração através da WLA, em 2019, o mercado de apostas esportivas movimentou cerca de US$ 77 bilhões. O futebol representava mais da metade desse valor, somando 57%.
Em 2021, durante o período de pandemia, estes números elevaram-se à casa de US$ 131 bilhões. A expectativa é de que o mercado atinja US$ 200 bilhões nos próximos anos.
A liberação das apostas esportivas nos Estados Unidos ajudou a alavancar esses números. O mercado brasileiro é visto com bons olhos e sempre gera grandes expectativas. Com a regulamentação feita de forma correta, se espera que o governo arrecade uma grande receita a partir dos impostos sobre esse mercado.
A relação entre o futebol e as casas de apostas no Brasil é notória, visto que, pelo menos 50, das 60 equipes que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, tem parceria com essas casas.
Além dos clubes, as casas de apostas criaram uma imensa gama de patrocinados. Firmaram parcerias com influenciadores, jogadores e ex-jogadores, e até programas televisivos.
O programa Jogo Aberto, é patrocinado pela Casa de Apostas do Brasil, e na segunda-feira desta semana o programa atingiu 3,8 pontos de audiência. Ficou na segunda posição, atrás somente do programa da Rede Globo. Este número é o maior do ano para o programa, segundo dados da Kantar Ibope Media.
Lembrando que de acordo com o Painel Nacional de Televisão (PNT), a estimativa é que em 2022, cada ponto seja equivalente a 713.821 indivíduos, sendo assim, alcançando aproximadamente 2.712.519 telespectadores.
Esse crescimento de parcerias mostra que o mercado de apostas esportivas está em constante ascensão. Propagandas televisivas de sites de apostas é algo frequente, assim como placas publicitárias durante os jogos de futebol.
Análises da Sport Values:
A Sport Values, analisou alguns fatores importantes para os brasileiros que estão inseridos no mercado de apostas esportivas, e de acordo com o site, 54,2% dos consumidores têm mais segurança e confiança na hora de criar uma conta a partir de uma experiência de um amigo. E essa confiança desencadeia na escolha do site, pois 78% se sentem mais seguros usando aquele que foi indicado por um amigo. A empresa preparou a seguinte tabela com os percentuais de preferências:
A empresa analisou também outras estratégias de marketing e concluiu que:
“Pelas análises da Sports Value é muito mais econômico, rentável e eficiente investir em estratégias criativas de marketing com o torcedor, do que simplesmente oferecer bônus para apostar.