Ex-jogador do Barcelona e maior nome do futebol de seu país, é investigado sob a acusação de manipulação de resultados no país.
Conforme informações, o ex-jogador e atual presidente da Federação de Futebol de Camarões, Samuel Eto’o, é investigado por participação em manipulação de resultados, O atleta, é a maior referência do esporte no seu país, além de ser um dos maiores atacantes da história do futebol africano e mundial.
Quem noticiou sobre as investigações foi o veículo de imprensa inglês, The Guardian. O veículo teve acesso a investigação do suposto abuso de “autoridade e corrupção” por parte do ex-atleta.
Eto’o é acusado de contribuir com a manipulação de resultados em jogos da segunda divisão de Camarões no último mês de julho deste ano. O Portal Camfoot divulgou conversas de Eto’o com o presidente do Victoria United, Valentine Nkwain.
Segundo informações, o ex-jogador teria oferecido a conquista do acesso ao Victoria caso participassem desse esquema. Porém, tanto Eto’o, quanto dirigentes da equipe negam tal acusação.
Pedido para remoção de Eto’o do seu cargo é enviado à FIFA e CAF
Com a intensificação das investigações, existe uma movimentação para que Eto’o seja removido de seu cargo como presidente da Federação de Futebol de Camarões, FECAFOOT. Um grupo acionou a FIFA a fim de ser tomado alguma atitude contra o ex-atleta.
Além disse, o grupo de dirigentes enviou uma carta para o presidente da FIFA, Gianni Infantino e para o presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe.
Quem é Samuel Eto’o?
O atacante camaronês Samuel Eto’o, é um dos maiores nomes do futebol africano e mundial com grandes participações em Chelsea, Barcelona e Internazionale de Milão.
Samuel Eto’o tem 474 gols marcados na carreira, além de ter ganhado três Champions League por Barcelona e Inter de Milão. Encerrou sua carreira em 2019 e desde 2021 exerce a função de presidente da maior entidade de futebol de seu país.