As casas de apostas vêm em constante crescimento, e que segundo a Folha, atualmente, 400 a 450 casas operam no Brasil. As casas de apostas estão à tona em quase todo o universo futebolístico brasileiro. E para as casas conseguirem se sobressair sobre as demais, é necessário um trabalho diferente e um grande investimento no marketing para conquistar o máximo de novos clientes.
Separamos abaixo algumas estratégias eficazes para a alavancagem da marca:
Patrocínio para os clubes:
Já trouxemos os clubes das principais séries do Brasileirão que são patrocinados por casas de apostas, e muitas, são patrocinadoras master, e ocupam a área “nobre” dos uniformes dos jogadores, o melhor ponto para a divulgação.
É certo que essas parcerias estão rendendo bons frutos, pois, como exemplo a Pixbet, que tem uma extensa gama de times patrocinados, segundo a ferramenta Google Trends, a empresa nos últimos 6 meses, veio em uma crescente, e hoje, está no pico de popularidade.
Patrocínio em campeonatos:
Alguns campeonatos de futebol são patrocinados por casas de apostas. A Sportingbet.io comprou o naming rights (direito da exposição da marca no nome) da Série B, e o campeonato assumiu o seguinte nome: Brasileirão SportingBet – Série B.
Na Série C, é algo parecido, mas com a casa de apostas 1xBet, e o nome é o seguinte: Brasileirão 1xBet – Série C.
Ainda há casos de outras competições e outros esportes que são patrocinados por casas de apostas, como o caso da Pinnacle Cup, um campeonato de CS:GO promovido pela Pinnacle.
Além disso, placas publicitárias são facilmente encontradas em estádios, competições, e estampados nas paredes em coletivas de imprensa.
O uso dessas publicidades gera dúvida para quem ainda não teve contato com esse ramo de apostas esportivas, e instiga o telespectador a procurar sobre.
Para quem já conhece, a marca estar presente em competições sérias e muitas vezes televisionadas, fazem com que a marca ali apresentada, ganhe mais credibilidade e seja incluida em suas opções.
Contratação de Embaixadores:
Popularizou-se como Embaixador, alguns influencers, jogadores, ex-jogadores, entre outras figuras públicas, que fazem trabalho para as casas de apostas, onde, seu maior objetivo é atrair novas pessoas para determinada casa, e são os representantes da marca.
Eles aproveitam sua carreira profissional para passar credibilidade e confiança para deixar o apostador seguro com sua nova escolha. E quando feito através de suas próprias redes sociais, suas “publi” alcançam um público específico, com potencial de se tornar novos clientes.
Podemos pegar como exemplo a Betfair, que escolheu contratou como embaixadores o Ronaldo “Fenômeno” e o Rivaldo, dois ídolos que protagonizaram o penta campeonato da Seleção, e que até hoje tem milhares de fãs que acompanham o trabalho e admiram a história deles.
Buscando outro nicho de apostadores, a Blaze contratou o “Nobru” como embaixador , ele é o maior jogador de Free Fire dos últimos anos, e que assim como ele, seu público é mais jovem, e muitas vezes se interessam e utilizam o mercado de jogos, não o de futebol.
Aproveitar esses embaixadores para propagandas regulares sobre a marca é algo que faz muita diferença, pois, cria uma consolidação da marca (branding).
Comerciais televisivos:
Os comerciais quando passados em horários estratégicos, tem efeito positivo sobre os telespectadores. Por exemplo a propaganda que o lateral esquerdo Marcelo protagoniza para o site de apostas Sportingbet, quando transmitido durante o intervalo de um jogo de futebol ou de um programa esportivo, atinge justamente, o público ideal, fazendo com que a mensagem chegue de forma direta e desperte o interesse de quem assiste.
Parceria com apresentadores de programas esportivos:
Um exemplo claro, é a parceria entre a casa de apostas Vai de Bob e os apresentadores Thiago Asmar e Vampeta. Eles trabalham para a Jovem Pan Esportes e apresentam o programa Bate-Pronto. Durante o programa, eles emitem opiniões, às vezes polêmicas e alguns palpites não convencionais, mas, que fazem o telespectador discordar e querer fazer o palpite de forma diferente, de modo com que ele se sinta na vontade começar a apostar seguindo suas próprias convicções.
Após essa alavancagem, as casas de apostas precisam criar estratégias para se manterem conectadas sempre com seus clientes. Muitas casas oferecem promoções de bônus para novos cadastros, e se a casa não oferecer benefícios e suportes necessários para o cliente, fica difícil mantê-lo como cliente.
Para se manter no mercado e não cair no esquecimento, é importante:
Criação de um Storytelling:
É o poder de narrativa, de envolver o receptor da mensagem na história e atraí-lo para sua marca de modo que ele se sinta confortável e familiarizado com a sua marca. Um ótimo exemplo são as propagandas que a Betano produziu com o ex-jogador recém aposentado, Fred Guedes, do Fluminense.
Branding:
É a consolidação da marca. Nessa etapa, a casa deve adotar estratégias e métodos com que ela seja lembrada sempre que for vista. Hoje, dentre os sites de apostas, o bet365 é um ótimo exemplo de marca consolidada. Suas cores e o layout da página é facilmente reconhecido.
Bonificação aos clientes: Casas de apostas que oferecem bonificações para seus clientes, tanto novos quanto os assíduos, tendem a criar um vínculo maior entre eles. Além de bônus de aposta, algumas empresas oferecem vantagens aos torcedores. A Casa de Apostas, patrocinadora do Bahia, por exemplo, levou ao estádio do Bahia torcedores para assistirem ao jogo do camarote.
Esses detalhes são muito importantes na hora da escolha da casa.
Interação com os clientes e conteúdo orgânico:
Uma empresa que interage com os clientes de uma forma mais natural, tende a mantê-lo por mais tempo como cliente, pois, o cliente sente certa proximidade com a casa de apostas.
A Betsson, é um bom exemplo, ela em seus tweets, escreve de forma com que pareça que foi escrito por algum conhecido ou amigo:
Outra coisa importante, é a pontuação do SEO (Search Engine Optimization) que em sua tradução significa a otimização de mecanismos de busca. Essa ferramenta é utilizada para deixar os sites pesquisados no topo, ou seja, serem os primeiros a serem vistos nas buscas do Google.
Aumentar a pontuação dessa ferramenta, ajudará a casa de apostas ficar sempre entre as primeiras opções de busca, garantindo assim muitos acessos e a possibilidade de novos clientes.
Um exemplo de alta pontuação, temos abaixo, as principais casas que aparecem ao se pesquisar pela palavra “bet”:
E para a análise de uma boa casa de apostas esportivas, alguns requisitos devem ser cumpridos:
Segurança: A casa deve proporcionar um ambiente seguro para seus clientes. É preciso fazer o máximo para que eles corram riscos desnecessários e que os seus dados estejam guardados com muita cautela.
Estabilidade do sistema: Esse requisito se enquadra em um dos pilares da Segurança da informação, que é a disponibilidade. A plataforma necessita suporte que aguente o acesso simultâneo de muitas pessoas, principalmente em eventos com alcance mundial, sem interferir na velocidade da execução das ações.
Atualização das odds: Ajustar as odds é extremamente importante para operar de maneira consciente e seguir um planejamento. Atualizar conforme aumentam ou diminuem os números de apostadores é algo que ajuda a definir qual time é o favorito e qual é a “zebra”.
Variedade de mercados: para cada tipo de mercado disponível, existe um especialista sobre ele. Então, a casa de apostas precisa oferecer amplas modalidades esportivas, para que cada apostador se sinta à vontade, operando em seu mercado favorito.
Neste artigo, trouxemos informações importantes tanto para os novos apostadores, quanto para as casas de apostas. Com base nas pesquisas e estudos, os tópicos selecionados servem como meio de aprimorar os serviços dos sites e mostrar para os clientes, tanto os novos quanto os antigos, que tem muita coisa sendo oferecida no mercado das apostas esportivas, e que a busca e pesquisa é primordial para que seus planos deem certos.
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