Ricardo Santos é um Cientista de Dados e Trader Esportivo que compartilha sua sabedoria através do Instagram e de seu canal no YouTube que soma mais de 5 milhões de visualizações.
Ele estuda Neurociência há 21 anos e é um entusiasta do risco, e estuda muito sobre este assunto. Pode-se dizer que quase a todo o tempo, o trade esportivo está correndo riscos. Quanto mais arriscado, maior o ganho, quanto menos risco, mais ganho.
Ricardo, por exemplos práticos, explicou algumas metodologias acerca deste tema, e a sua palestra foi: Explorando o Risco através dos números – Exemplos práticos.
Ele iniciou sua palestra falando sobre os 5 níveis de consciência do ser humano:
- O que ele é?
- O que ele fez?
- Qual é o ambiente que ele está para conseguir ter feito aquilo que ele fez para ter aquilo que ele tem?
- Quais são as crenças dele?
- Quais são os valores?
Em suas palavras, ele falou sobre o Controle Emocional, e diz que se isso te afeta, você está fazendo o trade de uma maneira errada.
Ele defendeu a sua tese principal de que: O jogo do apostador profissional não é futebol, e sim probabilidades.
Ele explicou sobre as quebras de explicativas e como isso afeta os investidores, baseado em seus estudos de neurociência. “Ego, é ele que te faz querer acertar (e os tubarões agradecem sua distração).”
Ele falou sobre o Risco:
Esse é o que você precisa aceitar, e aceitar é diferente de entender.
Ricardo explicou sobre essa diferença e afirmou que os eventos são independentes, e que um evento, não tem relação com outro evento que já aconteceu.
Também falou sobre as vantagens que utiliza e explicou três métodos. Falou também sobre o Backtesting que ele utiliza a seu favor, e mostrou que obteve resultados positivos em seus lucros.
Ele usa o arquétipo de Tubarão, e para se tornar um ele definiu quatro pontos importantes:
- Encontrar o padrão de referência.
- Encontrar o padrão de vantagem.
- Aceitar o risco (e tudo que envolve o risco).
- Simplesmente operar em Flow.