Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária publicou em seu site, circular com recomendações sobre a publicidade de apostas esportivas.
Em texto assinado pelo presidente do Conar, Sérgio Pompilio, cita os impactos da publicidade das apostas junto ao público e também a importância de atenção para obter a publicidade responsável do segmento.
O texto ainda lembra que o Conar possui um Grupo de Trabalho que irá propor, em breve, um “quadro detalhado para a conformidade com os princípios de publicidade responsável de apostas esportivas.” No último mês de julho, o Conar constituiu tal grupo, a fim de estabelecer normas éticas para a publicidade do setor das apostas esportivas.
Como noticiamos em nosso site, os principais pontos da Portaria Normativa n°1330, vai totalmente em desfavor das equipes e operadoras.
Aliás, 33 equipes do futebol brasileiro se uniram em nota oficial contra a medida, que também contou com o apoio do senador Jorge Kajuru.
As medidas que são desfavoráveis a operadoras e equipes são:
- a reprovação do uso de afirmações enganosas acerca da natureza da atividade e dos resultados (abstendo-se da apresentação de informações enganosas sobre as probabilidades de ganho);
- a reprovação do estímulo ao exagero na prática da atividade de apostas; a proteção ao público de crianças e adolescentes, que não deverão participar dos anúncios do segmento, quer como modelo nas publicidades, quer como público destinatário;
- a inserção de avisos: I) de restrição etária para a atividade (“18+”); II) cláusula de advertência (por exemplo “Jogue com responsabilidade”);
- o estímulo à autorregulamentação da publicidade”.