Clube espanhol pode ser excluído da Conference League por conta do envolvimento de dirigentes com manipulação de resultados na temporada 13/14.
Segundo o informativo espanhol, Marca, o Osasuna foi declarado inelegível para a próxima edição da Conference League. Aliás, a declaração foi feita pelo Comitê de Controle, Ética e Disciplina da UEFA.
Segundo a imprensa espanhola, a equipe de Pamplona vinha sendo investigada pela UEFA. A investigação se deu por conta do envolvimento de ex-dirigentes do clube com manipulação de resultados na temporada 13/14.
Nove pessoas foram investigadas, prestaram depoimento e foram inclusive, condenadas. Assim, o Comitê de Controle, Ética e Disciplina da UEFA declarou a equipe inelegível para a edição 23/24 da Conference League.
O Osasuna já declarou através de seu Twitter que irá recorrer da decisão juntamente ao Comitê de Apelação da entidade. Veja a declaração oficial a seguir:
COMUNICADO OFICIAL | Comunicado sobre la recomendación de los inspectores de la UEFA de no admitir la inscripción del club en la Conference League 23-24.
— C. A. OSASUNA (@Osasuna) June 23, 2023
O Osasuna garantiu vaga na Conference League ao encerrar a temporada 22/23 na 7° colocação na La Liga. O clube estava a 16 anos sem disputar uma competição europeia. Caso a decisão seja definitiva, o Athletic Bilbao deverá herdar a vaga na competição europeia.