A ESPN, uma das principais redes globais de transmissão esportiva e controlada pela Disney, está ingressando nesse cenário e lançará sua própria marca direcionada ao público americano ainda este ano.
Essa ação faz parte de um acordo de 2 bilhões de dólares que a Disney firmou com a Penn Entertainment, uma rede de cassinos que também é proprietária da Barstool Sportsbook, uma plataforma de apostas presente em 16 estados americanos.
A partir do quarto trimestre, a plataforma passará a ser chamada ESPN Bet. Conforme o acordo, a Penn pagará 1,5 bilhão de dólares em dinheiro à ESPN ao longo de 10 anos pelo uso da marca, além de 500 milhões de dólares em ações da Penn como parte do acordo.
Adicionalmente, todas as ações da Barstool Sportsbook foram recompradas pela Penn do controverso fundador Dave Portnoy, menos de seis meses após a aquisição do negócio por 551 milhões de dólares. Em um perfil divulgado pelo The New York Times no ano passado, Portnoy foi destacado como alguém que fomenta apostas de maneira irresponsável. Em outro artigo da Insider, ele enfrentou acusações de assédio sexual por parte de mulheres.
De fato, as controvérsias constituem uma das razões pelas quais Portnoy concordou com o negócio. Através do Twitter, ele chegou a sugerir que a Penn e a Barstool haviam enfrentado inúmeras negativas de licenciamento devido a ele.“Subestimamos o quão difícil seria, para mim e para a Barstool, operar em um mundo regulamentado”, ele afirmou. E continuou: “não temos de vigiar o que dizemos, como falamos, o que fazemos, é voltar ao navio pirata.”
Evolução das apostas esportivas nos EUA após mudança regulatória em 2018
Da mesma maneira que ocorreu no Brasil, o mercado de apostas esportivas nos Estados Unidos é comparativamente recente. O processo começou quando a Suprema Corte dos EUA revogou uma proibição federal em 2018. Desde então, de acordo com dados compilados pela American Gaming Association e mencionados no Financial Times, 34 estados e o Distrito de Columbia legalizaram essa atividade.
No cenário atual, as principais empresas no mercado americano são a FanDuel e a DraftKings, ambas originárias do campo de jogos de fantasia. Em relação às apostas, essas duas companhias detêm conjuntamente uma fatia de 70% do mercado. Enquanto isso, a Penn detinha apenas 2% com sua Barstool Sportsbook.