Durante uma partida em que o Newell’s venceu o Santos por 2 a 1 em rodada da Copa Sul- Americana, atos de racismo lamentáveis foram registrados praticados pela torcida do Newell’s.
Em resposta, alguns torcedores brasileiros aproveitaram a situação econômica argentina e rasgaram notas de mil pesos como forma de provocação.
No setor do campo onde os torcedores estavam separados por uma barreira, os torcedores argentinos fizeram gestos condenáveis. Uma mulher do Newell’s, segurando um bebê, imitava gestos de macaco, enquanto outra pessoa mostrava uma foto de uma banana em seu celular.
Torcida Argentina do Newells
Sendo racista na vila Belmiro
Fizeram racismo c um vendedor aqui tambem
Mulher fazendo gesto de macaco e o cara mostrando a banana
E tem gente que defende ainda pic.twitter.com/UMEAElFhQ0
— CABRELOA (@cabreloatips) June 7, 2023
O investidor esportivo, Caio Cabreloa, está sendo alvo de ataques por argentinos em suas redes sociais após rasgar pesos argentinos como forma de protesto.
O que eu vi do torcedores Argentinos
Mae com criança no colo fazendo gesto de macaco
Pai com 2 filhas fazendo sinal de boquete pras mulheres dos torcedores santistas
Velho oferecendo dinheiro insinuando que queria comprar as mulheres
Então tipo larguei o foda-se pra esses pnc
— CABRELOA (@cabreloatips) June 7, 2023
Segundo relatos de Caio, o policial presente na situação não tomou nenhuma atitude diante dos atos racistas dos argentinos, e sua resposta foi simplesmente: “vou fazer oq? Denuncia ai”, e nem se deu ao trabalho de identificar os responsáveis ou alertar alguém sobre o ocorrido.
Infelizmente, é lamentável constatar que os argentinos parecem se sentir mais ofendidos com menções à economia do que com manifestação de racismo.