Após clubes concordarem, Premier League deverá vetar a presença de casas de apostas como patrocinadores master dos clubes.
Recentemente, noticiamos aqui em nosso portal a possibilidade de haver um veto direcionado às plataformas de apostas como patrocínio master dos clubes da Premier League. Assim, após vários debates agora é oficial, os clubes concordaram em vetar a presença de empresas de apostas como patrocinadores master das equipes.
Antes de oficializar o anúncio, houve uma longa consulta que envolveu a liga, os clubes e o Departamento de cultura, mídia e esporte. Todas as consultas tiveram o objetivo de fazer uma revisão contínua do governo envolvendo a atual legislação dos jogos de azar.
Atualmente, só oito das vinte equipes da Premier League utilizam uma plataforma de apostas como patrocinador master. Mas, das oito equipes, Fulham e Newcastle possuem contrato que se encerram ao fim da temporada 22/23.
Já o Big six formado por Manchester United, City, Chelsea, Arsenal, Liverpool e Tottenham possuem uma política de não promoverem empresas de apostas no setor principal de seus uniformes.
Porém, para respeitar os contratos ainda vigentes e auxiliar as equipes na transição, a medida deverá entrar em vigor a partir da temporada 25/26.
Movimento dos clubes tem forte interesse indireto
A rapidez em concluir e aceitar as medidas tem um forte interesse das equipes por trás. Isso porque, caso as equipes não aceitassem a proposta, seria ativada uma legislação que proibiria totalmente as publicidades envolvendo jogos de azar.
Assim, a medida envolveria qualquer espaço dos uniformes, placas e demais formas de ativações comerciais. Ao que se sabe, um novo regulamento sobre patrocínios esportivos está sendo lançado pelo governo, mas segundo alguns ministros, a medida não envolveriam o âmbito esportivo se houvesse uma concordância acerca dos patrocínios master.
A Inglaterra possui um histórico de proibições
A EFL, Liga inglesa de Futebol, responsável pelos três níveis de futebol abaixo da Premier League vê a medida de forma negativa. Segundo a EFL, a proibição pode gerar um déficit de 40 milhões de libras por ano.
Mas, o tema vem sendo debatido há um longo tempo, já que em 2020 o comitê da Câmara de Londres já havia abordado a proibição. Ainda em 2020, foi lançada pelo DMCS uma revisão envolvendo o Gambling Act onde afirmava que as apostas poderiam ser proibidas a partir de 2023.
Já em meados de abril de 2022, o CAP (Comitê de Prática de Publicidade) do Reino Unido fez um anúncio onde proibia propagandas de apostas utilizando celebridades do esporte e influenciadores. Mas, na Europa as proibições já são corriqueiras já que Espanha e Itália também se movimentam para proibição de contratos de patrocínios com plataformas de apostas.